Corretores discutem obrigatoriedade de Responsabilidade Civil

Share

O projeto que cria um seguro obrigatório para Corretores levantou polêmica entre os profissionais. O objetivo é garantir ao cliente reparação de danos eventualmente causados pelo Corretor nas operações de contratação de Seguros. Tanto as pessoas jurídicas como as físicas que se dedicam à corretagem terão de comprovar a contratação desse seguro obrigatório a fim de obter a habilitação para atuar no mercado.

Alguns profissionais consideram que a obrigatoriedade do RC para cobrir erro, omissão e até imperícia do Corretor seja ótimo, pois ajuda a proteger o profissional e também fortalece o mercado. Alguns alertam, porém, que o RC não pode ser usado para cobrir recusas das companhias. “No início o Corretor era o intermediário, hoje com a comissão menor passamos a ser responsáveis, temos que ter bola de cristal para adivinhar se o segurado está mentindo”, reclama o corretor Miguel Angelo Barbosa Soares.

Tradicionalmente o ser humano tem uma restrição natural a tudo que não conhece ou é obrigado e na maioria das vezes só se da conta da necessidade quando precisa. Barbosa Soares lembra que um dos problemas é que não são todas as seguradoras que aceitam ou trabalham com a modalidade Responsabilidade Civil e também o valor do custo acaba por inviabilizar a contratação. Para ele, não há necessidade de obrigatoriedade. “Nós como profissionais do ramo de seguro que vendemos esse produto a outros profissionais temos a obrigação de nos proteger dos mesmos riscos que esses profissionais correm”, compara.

O Corretor Celco Aparecido acrescenta ainda que além de não serem todas as seguradoras que aceitam ou trabalham com essa modalidade, há a questão do valor do custo que acaba por inviabilizar a contratação. Ele lembra que os Corretores de Seguros com vínculo associativo com o Sincor-SP conseguem fazer a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Corretor por um preço mais acessível. Barbosa Soares questiona: “Qual o valor Correto do RC? Tem corretoras com riscos de milhões e com RC de R$ 500.000,00 vai adiantar para quê?”.

E você? É contra ou a favor da obrigatoriedade de Responsabilidade Civil para corretores?

CQCS

Share