Ligações do WhatsApp funcionam bem apenas no Wi-Fi

Share

Agora que o recurso de chamadas do WhatsApp começou a ser disponibilizado para iPhone, será questão de tempo até que a novidade tenha se espalhado entre a maior parte dos usuários, já que ela já estava disponível na versão do app para Android.

Com isso, cada vez mais será perceptível que, embora as chamadas funcionem como prometido, a qualidade da rede e o tipo de plano contratado são os grandes vilões do recurso.

Em testes realizados pela equipe do Olhar Digital, ficou comprovado que as ligações têm qualidade: receber e fazer chamadas pelo WhatsApp é tão simples quanto pelo aplicativo do próprio celular. A voz vai e volta sem que o usuário sinta que está usando a internet em vez da linha telefônica – mas é assim apenas no Wi-Fi.

A redação do Olhar Digital fica em uma área da zona sul paulistana onde sinal de telefone não tem muita qualidade. Assim, contatar alguém com o WhatsApp por aqui sem Wi-Fi não é tarefa das mais agradáveis. E este não é um problema exclusivo da nossa região, ou mesmo de São Paulo, onde o sinal também é fraco (ou inexistente) nos túneis e estações do metrô e em áreas mais afastadas do centro da cidade.

A segunda dor de cabeça tem relação com a robustez dos planos contratados – ainda mais com o fim da velocidade reduzida. Isso porque, depois de conseguir sinal, o usuário passará a consumir sua internet rapidamente enquanto conversa. Uma ligação de 30 segundos, por exemplo, resultou no envio de 36 KB e no recebimento de outros 70 KB.

Fonte: Olhar Digital

Share