Paciência do brasileiro com apps dura até três segundos

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De um a três segundos: é quanto dura a paciência de 44% dos brasileiros ao utilizarem um aplicativo no celular ou tablet, revela pesquisa realizada pela CA Technologies e divulgada no CIAB 2015. O estudo mostra ainda que até 14% dos respondentes são mais duros: eles cogitam nunca mais voltar a utilizar um app que não tenha proporcionado uma boa experiência.

O grau de tolerância do brasileiro corresponde à metade da média global, que gira em torno de 6 segundos. Se considerado o cenário atual da Economia dos Aplicativos, no qual as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem fazer tudo que podem por meio de apps, desempenho é um fator crucial. Os números apontam que os aplicativos se tornaram um campo de batalha para a questão da fidelidade à marca. Também destacam que os consumidores demonstram ter um discernimento muito claro a respeito do que esperam de aplicativos. Os usuários indicaram três itens que impactam sua experiência com apps:

·Rápido ao carregar – Na média global, 68% dos consumidores disseram que um tempo de carregamento de até 6 segundos é aceitável. Metade deles considera o tempo ideal entre 1 e 3 segundos. No Brasil, a maior parte dos respondentes está nesse último grupo, com paciência quase zero;

.Funcionamento simples – No Brasil, 40% dos consumidores consideram a possibilidade de executar tarefas com facilidade como muito importante para usar ou comprar um aplicativo e 48% indicaram a importância de o app ter características fáceis de usar;

·Seguro – Dentre os consumidores ouvidos que tiveram más experiências com aplicativos, 10% disseram que abandonariam uma marca para sempre se enfrentassem problemas relacionados à segurança. No Brasil, esse índice é de 8%.

A pesquisa revela ainda que há uma lacuna entre a percepção da indústria e dos consumidores em relação ao quão bem as empresas vêm atendendo às expectativas dos usuários. Há uma diferença de 15% entre as duas avaliações no setor Financeiro e de 14% nas áreas de Tecnologia e Governamental, no âmbito mundial.

O estudo destaca ainda como os aplicativos se tornaram um ponto de encontro crucial entre consumidores e organizações. Segundo a pesquisa, 49% das pessoas usam apps para fazer operações bancárias (45% no Brasil) e 48%, para compras (44% no Brasil). No País, a atividade mais executada por meio de aplicativos é a troca de mensagens (83%) e o acesso ao e-mail pessoal (82%). O estudo da CA ouviu 6,8 mil consumidores e 809 executivos em 18 países, para identificar como cada um desses dois grupos pensa a respeito de aplicativos.

*Com informações da CA

Vonvergência Digital

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