Dicas de Como Reduzir o Valor do Seguro do Carro

Share

Confira aqui algumas dicas que podem ajuda-lo a economizar na hora de pegar o seguro do seu carro.

Ter um carro é sempre um gasto a mais para o orçamento familiar. Quem possui um veículo sabe o quanto pesa cada despesa que ele demanda. E em tempos de crise, uma redução da apólice não seria uma má ideia. Saiba como conseguir que o seguro do carro pese menos no seu bolso. O maior dos fatores do valor do seguro é o questionário de risco, onde se avaliam os hábitos do motorista. Nele estão informações importantes como onde o carro passa a pernoite, nome do proprietário, sexo, idade, estado civil, CPF, profissão e também tempo de habilitação do principal motorista do veículo.

As apólices ao longo dos anos passaram a ser observadas pelos donos de seguradoras e perfis mais “arriscados” passaram a valer mais. Uma das formas mais eficazes de diminuir o valor de sua apólice é efetuar a renovação sem ter nenhuma ocorrência. Com certeza a seguradora acreditará que você é um motorista prudente e lhe dará um voto de confiança, diminuindo um percentual de sua apólice. Mas também há outros fatores que podem diminuir o valor do seguro. Conheça abaixo alguns

Mulheres: Os donos de seguradoras acreditam que o público feminino é mais prudente ao volante, registrando menores ocorrências. Se a mulher for casada, o desconto na apólice é ainda melhor. Então, se você é homem, ao decidir entre você e sua esposa, por exemplo, registre o veículo no nome dela.

Tempo de Carteira: Motoristas mais antigos também costumam ter abatimento na apólice. É sua primeira carteira e você acabou de comprar um carro zerinho? Prefira registrá-lo no seguro em nome de alguém com mais experiência. Uma boa opção podem ser seus pais.

Dispensar o Carro Reserva: Se você tiver um carro a mais na família, pode dispensar o carro reserva e até mesmo o seviço de guincho. Escolhendo o plano adequado às suas necessidades, é possível conseguir descontos que variam de R$ 300 a R$ 500 na apólice de seguro.

Modelos com Seguro Alto: Modelos como Volkswagen Gol, Fiat Uno, Volkswagem Saveiro e Honda Civic, costumam ser mal vistos pelas seguradoras, pela grande ocorrência de assaltos e no caso de modelos mais antigos de importados, como o do Audi A3, as peças de reposição são difíceis de encontrar e podem encarecer o seguro.

Esportivos também são vilões, pois tem o apelo de maior velocidade, que podem incentivar o motorista a uma colisão, por exemplo.

Até mesmo os tão seguros blindados são mal vistos pelas seguradoras. A explicação é a de que geralmente os donos de blindados são pessoas visadas e, portanto, mais sujeitas a assaltos e sinistros por colisão numa eventual perseguição.

A verdade é que seguro de carro é sempre um custo pesado. Mas o segredo de manter sua apólice de seguros num preço razoável está em equilibrar os fatores mais rejeitados pelas seguradoras, para se possível aliviar o bolso sem deixar a segurança de lado.

Por Patrícia Generoso

CQCS

Share